A nona edição do TeatroAgosto confirma a alternação dos Ciclos de Contadores de Histórias e de Teatro e Animação de Rua. Agora, a 2ª edição dos Contadores de Histórias! Por “contadores de histórias” referimos-nos a uma prática milenar de transmissão oral e/ou gestual que visa perpetuar o imaginário individual e colectivo numa comunidade. A narratividade segue estratégias muito próprias e brota dos nossos corpos, da emergência em contar. Os convidados de 2013 representam aquilo que de melhor se faz em Portugal, mesmo se for difícil destrinçar os restantes espectáculos da programação principal: uma vez que os encenadores, os dramaturgos, os actores, os cenógrafos também são eles verdadeiros contadores de histórias.
Miguel Seabra e o Teatro Meridional, com o seu maravilhoso “O Senhor Ibrahim e as flores do Corão”, Ana Sofia Paiva (a solo ou “entrelaçada” com a companhia Casear), Serafim, Filipe Crawford (que dará corpo à grande experiência que é contar as histórias de Dario Fo) são alguns destaques num Festival que vai ganhando cada vez mais consistência por via do trabalho de uma equipa que está junta desde 2005, a primeira edição. De referir ainda a vinda dos catalães Trotam Teatre ou da formadora espanhola Pepa Díaz-Meco, que inaugurará uma outra vertente: as masterclasses de clown.
O contacto directo com as pessoas na rua faz ainda deste festival um manifesto. A Marcha dos Andadores, um cortejo carnavalesco que sobe uma avenida chamada Liberdade (outrora Salazar), propõe cumprir o que a ordem mundial deste mundo ocidental parece querer seguir: “Um abismo... e um passo em frente!”
Bem-hajam e bom TeatroAgosto 2013!

Nuno Pino Custódio

 

...