) AGENDA
 
  ) INÍCIO  )  A COMPANHIA  )  CRIAÇÕES  )  FORMAÇÃO  )  NOTÍCIAS  )  APOIOS
     
  DESTAQUE
VOLFRÂMIO  
2011-11-18
 
Nova criação da ESTE com estreia marcada para dia 18 de Novembro no Auditório d'A Moagem no Fundão, onde ficará em cena até 27 de Novembro. Outras datas: 30 de Novembro no Teatro Municipal de Bragança; 8 e 9 de Dezembro no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco.
 

 

«Volfrâmio» evoca os tempos áureos dos anos 40, quando a Segunda Guerra era o centro de todas as atenções (e se procurava o "volfro" como se de ouro se tratasse), ao mesmo tempo que Portugal hesitava entre apoiar os alemães e permitir a exploração das minas aos ingleses. A ESTE – Estação Teatral desenha, assim, aquele que é – depois de «A verdadeira história da Tomada do Carvalhal» e de «As cebolas de Napoleão» – o terceiro espectáculo do "Ciclo Invasões", um conjunto de cinco dramaturgias originais que marcam outros tantos momentos históricos da região e que, não obstante lançarem um novo olhar sobre uma identidade, procuram, antes de tudo, o corpo e o espírito de uma história exemplar que importe a qualquer outra região do planeta. Função do teatro.

 

A vida tão próxima da morte. O mundo rural em confronto com a mais desenfreada industrialização. A camaradagem. As greves. As revoltas. A saúde e a doença. A sorte. As opressões, muitas. A fé. Os consentimentos. Os medos. O mercado negro. As mentiras. Os sonhos. O sentir de uma cultura mineira. As mulheres. A serra. A serra que tudo dá e que tudo tira.

 

Recorrendo ao próprio entulho e à sucata da Fábrica da Lavaria do Rio, a ESTE - Estação Teatral, faz renascer todo o pulsar de um universo já findo. Partindo das ferramentas que fazem esta companhia edificar a sua própria ideia de teatro, onde "ver" e "fazer" são actividades de facto indissociáveis e simultâneas, dos escombros de uma fábrica em ruínas se fará de novo vida através da criação.

 

Dramaturgia e Encenação: Nuno Pino Custódio

Espaço Cénico e Figurinos: Ana Brum

Desenho de Luz: Pedro Fino

 

Interpretação: Fabíola Lebre, Ricardo Brito, Tiago Poiares e Yolanda Santos

 
 
- voltar
 
 
 

   
   
  SEDE
  Travessa do Passal,
  3 - 1º Dtº
  6230 - 454 FUNDÃO
   
  ESCRITÓRIO
  Av. Eugénio de Andrade
  lote 33 - 1º Esqº
  6230 - 291 FUNDÃO
   
  Telf/Fax 275 751 985
  TLM 96 3859394
   
  [email protected]
   
  Nuno Pino Custódio
  Direcção artística
  [email protected]
   
  Alexandre Barata
  Direcção de produção
 

[email protected]

 
  www.land.pt