Classes de Teatro da Estação Teatral

Chiquinho

17.08 (6ªf.) / 22h00

MOAGEM

Classes de Teatro da ESTAÇÃO TEATRAL

Chiquinho

m/6 anos - dur: 30m

A Estação Teatral tem procurado sempre, desde a sua fundação, uma estreita relação de cumplicidade com a região onde está inserida. Este trabalho tem sido desenvolvido, ininterruptamente, com recurso a uma linguagem própria e a valores éticos e estéticos que buscam a essência, a pertinência e a urgência de um Teatro que se quer, não só para a comunidade mas também com a comunidade. As Classes de Teatro da Este assumem-se, inequivocamente, como uma expressão dessa premissa e têm proporcionado um espaço de exploração e partilha entre crianças, adolescentes e adultos através dessa mesma linguagem. Este ano, o impulso para este encontro foi o romance “Chiquinho”, de Baltasar Lopes.

“Chiquinho” retrata a realidade de Cabo Verde nos anos 30 e a busca de um povo pela sua própria identidade. É uma denúncia à forma como a população foi deixada ao abandono e à fome pela administração portuguesa, enquanto a seca lhes roubava o sustento. No entanto, é uma declaração de esperança, sonho e saudade. Não podendo alimentar o corpo, as pessoas alimentavam os sonhos. O mar surge sempre como a única fuga possível. Chegar à América, ser marinheiro, ser baleeiro, ou, simplesmente, ser apenas outro. Um outro que aquele pedaço de terra, rodeado de água, não permitia existir.

Texto inspirado em “Chiquinho” de Baltasar Lopes

Direcção Artística: Nuno Pino Custódio

Coordenação pedagógica: Roberto Querido e Tiago Poiares

Desenho de Luz: Pedro Fino

Com: Adriana Verissimo, Camila Crocker, Eduardo Pereira, Elsa Bernardo, Eva Dionisio, Eva Trindade, Francisco Barata, Inês Bento, Joana Agostinho, Joana Martins, Luis Batista, Maria João Pacheco, Margarida Mouzelo, Mariana Antunes, Neli Pereira, Paula Henriques, Pedro Sales, Pedro Veiga, Pilar Cardoso, Rafael Mascarenhas, Rejane Marback, Rita Pacheco, Rute Dionisio, Tânia Costa, Tiago Mascarenhas.